quinta-feira, fevereiro 25, 2016

22º Presente à Yemanjá em Sepetiba FOI ESPETACULAR!


Parcial da caminhada no evento


Patrono Jorge Babú e alguns dos coordenadores do evento

No domingo 21 de fevereiro, o “Povo do Asé”  (Candonblé, Encantaria, Ifá, Magia Cigana e Umbanda) superlotou o salão e a frente do Iate Clube de Sepetiba (Naútico), assim como toda a Orla da Praia do Recôncavo para louvar as divindades e homenagear Yemanjá em sua vigésima segunda edição do evento.

A atual coordenadora geral, Etemí Flávia d’Osun, emocionada agradeceu a presença de todos (inclusive os vistantes de São Paulo e Portugal), ao patrono Jorge Babú, ao vereador Elton Babú, aos companheiros de coordenação, aos componentes do Corpo Sacerdotal, cerca de 180 zeladores (as), neste ano, e aos muitos que se envolveram na organização do evento.

O vereador Elton Babú declarou: “Quando fiz a Lei para incluir este evento no Calendário Oficial de Eventos da Cidade do Rio de Janeiro, fiz motivado pela minha fé religiosa e pelo empenho desta equipe de guerreiros que realizam este evento, quena época tinha na coordenação geral o meu amigo, companheiro Paulo Mendonça d’Sangô, que abriu mão da posição para ver crescer ainda mais este lindo e emocionante evento.

Ao falar o patrono do evento Jorge Babú, emocionado falou do sucesso da união dos zeladores (as) no Corpo Sacerdotal, da dedicação dos coordenadores do evento e da equipe que colabora na organização durante um mês antes do dia do evento e fez o desafio de que em 2017, a concentração, café da manhã, show e roda de Exú, aconteça numa Praça de Sepetiba, pois não tem espaço fechado que comporte a multidão participante no evento e que a louvação deixe de ser na quadra e a tenda passe a ser montada na Praia, pois uma tenda só também não está mais sendo suficiente para abrigar todos os participantes. “Somos do tamanho que desejarmos ser!... E no 23º Presente à Yemanjá em Sepetiba, iremos parar o bairro”, disse BABÚ.

Convidado a falar na abertura do evento, o Babalorisá Paulo Mendona d’Sangô, destacou a luta do vereador Elton Babú para aprovar a Lei 5391/2012 que incluí o evento no calendário da cidade e união do “Povo de Asé”, através da brilhante ideia da Etemí Flávia d’Osun no Corpo Sacerdotal e agradeceu aos profissionais de mídias e fotógrafos pela cobertura do evento.

O evento nesta edição teve a coordenação formada por: coordenadora geral Flávia d’Oxum - coordenador adjunto:Rodrigo d’Avimaje - coordenador de divulgação; Paulo Mendonça d’Xangô - Coordenação Executiva: Ana Deolindo, Edna Lima, José Carlos d’Oxossi, Maria Preta d’Xangõ e Coordenação do Grupo FUTURO DO AXÉ: Angela Mendonça e Coordenação Adjunta do Grupo FUTURO DO AXÉ: Desiree Costa.

A Defesa Civil Municipal - Oeste, único órgão publico a participar no evento, fez o cálculo da presença de público em cerca de 7 mil pessoas.  Vale destacar que foi solicitado com antecedência o apoio tanto da CETRio, Guarda Municipal e do 27º BPMERJ e não compareceram ao evento.


















Ya Zezé d’Oba UMA GUERREIRA DA FÉ


Essa senhora, sempre se colocou como uma divulgadora de eventos da religiosidade de matriz afriacana e em especial em nossa região, que escolheu para viver e sempre ajudou em especial no evento Presente à Yemanjá em Sepetiba desde o seu início.
No meio religioso a querida Ya Zezé d’Oba, tem o reconhecimento de toda a comunidade e é recebida com carinho e respeitos nas casas religiosas pelo estado do Rio de Janeiro.
Na vida ela é uma dedicada servidora pública estadual, já chegando perto de sua aposentadoria, com dedicação amor e respeito aos colegas e o publico em geral.
Obrigado querida Zezé por sua dedicação a nossa religiosidade!

CARNAVAL EM SANTA CRUZ FOI UM FERVO

A luta do vereador ELTON BABÙ foi respondida pela população da região que lotou a Rua Felipe 
Cardoso, Marco Onze nos quatro dias de folia.




Sob o comando de JORGE BABÚ, os quatro dias de folia tiveram lotação máxima com total tranquilidade e muita alegria para assistir a vasta programação artística e os blocos da região que por lá passaram.

Desta forma os Irmãos BABÚ resgataram a tradição do Carnaval no centro de Santa Cruz e os foliões adoraram a festa.

“Sabemos que a maior parte da população de nossa área, nao tem chance de sair para curtir em outros lugares ou viajar, e por isso entrei nesta luta para garantir a volta do Carnaval no centro de Santa Cruz”, disse Elton Babú.

Bloco Arrastão de Sepetiba - FOI SHOW!

Com 32 anos de existência, o BLOCO ARRASTÃO DE SEPETIBA, desfilou no domingo e terça de Carnaval pelas ruas do bairro e deu um show com seus componentes e arrastou os foliões.

O Arrastão de Sepetiba tem a diretoria composta por : Rui, Kina, Jorge, Geraldo, Marquinhos e Renê e fazem questão de agradecer o apoio do vereador ELTON BABÚ, a JORGE BABÚ (Guerreiro é Guerreiro), ao Bar do Lilico, ao Casal 20 Tuninho & Célia e ao Lamas Bar.

Vale destacar que essa turma se junta com o objetivo de promover algum laser e uniar as famílias de forma alegre e descontraída, fazendo acontecer vários ensaios  e os desfiles pelas ruas do bairro e alguns eventos.

No próximo dia 12 de março (sábado), a partir das 14h, irá acontecer o primeiro Bingo do Bloco Arrastão de Sepetiba, no Lamas Bar na Rua Nunes.

Parabéns a diretoria e todos os componentes do Bloco Arrastão de Sepetiba pelo belo trabalho que vem realizando.






Turma da Tia Cris - Balança Mais Não Cai e Chapei na Cana e Cai no Samba

UNIÃO QUE DEU SHOW NO CARNAVAL EM SEPETIBA









No sábado de Carnaval, Sepetiba assistiu o lindo desfile dos Blocos Balança Mais Não Cai (Agora sob o comando da TURMA DA TIA CRIS) e do Chapei da Cana e Caí no Samba, que se uniram e com o apoio do vereador ELTON BABÚ, de JORGE BABÚ (Guerreiro é Guerreiro) e do Jornal REAL Notícias, realizaram seus ensaios no Bar da Vilma, na Rua Aristides Gouveia e foram para a folia e deram um show, tendo sido o interprete o Jorge Sem.

Na abertura do desfile pelas ruas do bairro, o nosso diretor geral Paulo Mendonça, falou em nome do Jornal REAL Notícias e dos Irmãos BABÙ e ressaltou o empenho dos amigos e companheiros de grupo: Cristina, Douglas, Jorge Sem e Claudinho DJ na realização do desfile e parabenizou a Turma da Tia Cris e todos os componentes dos blocos e reafirmou o compromisso do vereador ELTON BABÚ e JORGE BABÚ com as boas ações desenvolvidas em Sepetiba e região.

Parabéns a esses guerreiros e guerreiras que dão oportunidade de lazer saudável a populaçao de nossa região.

Valéria Rabello DEDICADA À SERVIR


 
A professora Valéria Rabello em toda a sua trajetória profissional e por onde passa sempre está disposta a ajudar aos que lhe procuram com algum problema.
       
Com um trânsito conquistado por suaseriedade funcional e coimpromisso em melhorar a qualidade dos serviços prestados na educação, área que atuou por muito tempo na assessoria na Décima CRE, Valéria não deixa de buscar uma saída para um problema que lhe é apresentado.

Atualmente ela atua na assessoria do vereador Elton Babú, onde tem contribuído com o sucesso de várias ações e continua a fazer o que mais gosta ao lado de seu amigo de sempre, Jorge Babú, que é ajudar a todos e em especial a parte da população mais sofrida da região.

Querida companheira e amiga Valéria, em nome das muitas crianças, jovens e famílias auxiliadas por você, deixo aqui registrada a nossa singela homenagem.

"De filha pra mãe"

Quando a vida ultrapassa a linha tênue do tempo....





As emoções vividas pela mãe  ultrapassam tempo e espaço   e são revividas pela filha. É este o contexto da peça "De filha pra mãe"  , em que as personagens se deparam com o mesmo desafio, de se tornarem mães na adolescência.  Bianca, mãe de Juliana, além de romper mais uma vez com sonhos refletidos em sua filha, buscará forças para apoiar e orientar Juliana, que tenta entender esta sua nova realidade.  O espetáculo é emocionante e encantador,  tem autoria e direção de Nathalia Colón e no elenco Débora Ozório e Paula Barbosa da Utópica Cia de Teatro.

O espetáculo "De Filha pra Mãe", primeiro trabalho da Utópica Cia de Teatro foi contemplado no edital “Viva a Arte” 2015 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Sinopse:

Juliana é bailarina, como sua mãe também foi um dia, e Bianca projeta na filha todos os seus sonhos não realizados. No dia da viagem de intercâmbio de Juliana, um curso de ballet em Nova York, Juliana revela a gravidez a sua mãe.

O espetáculo propõe uma reflexão mais profunda e comprometida sobre as angústias e dúvidas de uma jovem grávida, através de um olhar voltado para seus elos familiares, suas transformações físicas e emocionais, assim como sua evolução e amadurecimento como ser humano.

 
Serviço:
Arena Carioca Chacrinha
Rua Soldado Elizeu Hipólito s/nº, esquina com Av. Litorânea - Pedra de Guaratiba
 ENTRADA FRANCA
16 de março - quarta-feira - 15h e 19h30
 Classificação indicativa para maiores de 12 anos
Gênero – drama
Duração: 60 min


Ficha Técnica
Texto e Direção: Nathalia Colón
Elenco: Utópica Cia de Teatro/ Débora Ozório e Paula Barbosa
Preparação Corporal e Direção de Movimento: Camila Costa
Direção Musical: João Guesser e Daniel Carneiro
Desenho de Luz: Dans Souza
Cenografia: Claudia Caliel
Figurinos: Vinícius Andrade
Programação Visual: Alexandre D‟Albergaria
Direção de Produção: Camila Costa
Supervisão de Direção: Marco dos Anjos
Assessoria de imprensa e formação de público: Claudia Bueno
OFICINA  DE TEATRO GRATUITA !!


Oficina de teatro gratuita com  a Utópica Cia. de Teatro abordará em sala de aula exercícios da linguagem cênica pesquisada pelo grupo no processo de criação do espetáculo "De filha pra mãe", norteado pelo seguinte impulso dramatúrgico: “O que foi ferido no vínculo, só pode ser curado no vínculo”. Para aprofundar o tema serão propostas atividades  que incluem:

1 -   jogos de improvisação e repetição;
2 -  a energia do ator;
3 -  corpo e voz cênicos;
4 -  teatralização e metáfora de ações físicas;
5 -  Dinâmicas de encenação teatral.
Data: 16 de março
Horário: 16h
Duração: 3h
Vagas: 15 participantes e cinco ouvintes.
Classificação etária: jovens e adultos a partir de 12 anos.

Intolerância e preconceitos mascarados

É inadmissível que em pleno século 21, com todo o volume de informação, as pessoas ainda insistam em manter um comportamento de intolerância e de preconceito  com as diferenças de forma de professar a religiosidade, cor da pele, gênero e orientação sexual. Não dá mais para aceitar a cultura do: “Um dia você vai encontrar o caminho certo!”; “Negro de alma branca”; “Branco correndo é atleta, negro correndo é ladrão”; “Do gay fino”; “Tão bonita, que pena que não gosta de homem”; “ Ela e/ou ele, deve ter sofrido algum trauma e por isso mudou de opção sexual”. Basta!
Se Olorun (Deus) quisesse apenas um caminho, bastaria um sopro divino e teríamos apenas uma religião; Se existisse uma raça ou cor da pele superior, assim o universo definiria; Se o ser supremo respeita e não faz diferença entre os gêneros, quem é você para ditar regra de certo ou errado? Orientação sexual é direito de cada individuo e não precisa ser explicada ou justificada.
Não vou me calar diante desta cultura equivocada imposta pela ignorância de alguns líderes religiosos e estudiosos da humanidade, que insistem em seguir na contramão da história e da evolução da sociedade.
Você não concorda? - É um direito seu! - Mas respeite o direito individual do outro de fazer de sua vida o que lhe aprouver.
Eu tenho as minhas convicções, crenças, orientações e respeito à de cada um que convivo na sociedade.
Precisamos respeitar o próximo e praticar o amor ensinado pelo maior líder político e social, que é a maior referência do cristianismo, Jesus, que disse: “Deus é amor”.
“Não quero ser tolerado e sim respeitado” e vou continuar na militância para que cada um seja respeitado e as leis cumpridas.



Paulo Mendonça
*Publicado como editorial na edição 246 - fevereiro de 2016 do Jorna REAL Notícias

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Veja os locais de votação do CONSELHO TUTELAR 10 por Zona Eleitoral e Seções

 CT10 (Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e Nova Sepetiba)




QUEM PODE VOTAR?
Todo cidadão que possua título de eleitor, e vote em Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e Nova Sepetiba e apresente um documento com foto pode votar.

ONDE VOTAR?
Olhe a lista de escolas disponíveis para votação e escolha a escola mais próxima de você.

E. M. EDUARDO RABELO- AVENIDA CESARIO DE MELO, 14.145. SANTA CRUZ SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 241 SEÇÕES: 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 77, 78, 86, 87, 136, 144. ZONA 240 SEÇÕES: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113.

E. M. DOUTOR JOSÉ ANTÔNIO CIRAUDO- ESTRADA DE PACIENCIA, S/N. PACIENCIA. SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 246 SEÇÕES: 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 106, 119, 130, 138, 153, 167, 191.

E. M. FERNANDO DE AZEVEDO- RUA DAS PALMEIRAS IMPERIAIS, S/N. SANTA CRUZ – SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 125 SEÇÕES: 44, 45, 46, 47, 48, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 161, 162, 195, 231, 234. ZONA 25 SEÇÕES: 385, 386, 387, 388, 389, 390, 391, 392, 393, 394, 395, 396, 397, 627, 632, 637, 650, 699, 756, 768, 787, 828, 847, 871, 873, 884,885, 888, 892, 894, 896, 898, 903, 904, 907, 910, 915, 918, 919, 924, 927, 930, 935, 937, 942, 945, 948, 949, 951, 956, 957, 962, 963, 966, 968, 972, 975, 976, 978, 981.

E. M. JÚLIO CESÁRIO DE MELLO- ESTRADA DE SEPETIBA, 2875. SEPETIBA SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 25 SEÇÕES: 908, 914, 920, 925, 928, 933, 938.

E. M. MIGUEL CALMON- ESTRADA SANTA EUGENIA, S/N. 7 DE ABRIL. PACIENCIA SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 240 SEÇÕES: 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74. ZONA 241 SEÇÕES: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 38, 39, 40, 41, 42, 74, 75, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 90, 92, 93, 94, 97, 98, 100, 103, 105, 106, 107, 109, 110, 111, 113, 116, 117, 119, 121, 122, 124, 126, 127, 128, 131, 132, 134, 137, 139, 142, 145, 147, 149, 151.

 E. M. NAIR DA FONSECA- RUA DA FAXINA, 93. SEPETIBA SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 25 SEÇÕES: 481, 482, 483, 484, 485, 486, 487, 488, 489, 619, 939, 944, 947, 953, 960, 967, 974, 980.

E. M. PONTE DOS JESUITAS- PRAÇA DOS JESUITAS, 1. SANTA CRUZ SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 125 SEÇÕES: 189, 197, 202, 207, 212, 218, 225, 228

E. M. PROFª DIONE FREITAS FELISBERTO DE CARVALHO- AV. PADRE GUILHERME DECAMINADA, S/N. SANTA CRUZ SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 125 SEÇÕES: 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 133, 134, 135, 136, 137, 146, 164, 179, 193, 198, 205, 206, 211, 213, 215, 220, 223, 227, 230, 233. ZONA 240 SEÇÕES: 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58,

CIEP ALBERTO PASQUALINE- AV. CILON CUNHA BRUM, S/N. CJ URUCANIA SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 246 SEÇÕES: 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 73, 74, 92, 99, 107, 113, 117, 121, 129, 134, 140, 148, 150, 155, 160, 169, 170, 176, 177, 185, 189, 197, 199.

E. M. SINDICALISTA CHICO MENDES- AV. JOAO XXIII, S/N. SANTA CRUZ SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 125 SEÇÕES: 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 131, 132, 174, 177, 178, 180, 182, 184, 185, 188, 190, 192, 194, 196, 199, 200, 201, 203, 204, 208, 209, 210, 214, 216, 217, 219, 221, 222, 224, 226, 229, 232, 235.

CIEP MAJOR MANUEL GOMES ARCHER- RUA CABO SAULO DE VASCONCELOS, S/N. JD PALMARES SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 246 SEÇÕES: 44, 45, 46, 47, 48, 91, 110, 125, 143, 152, 164, 174, 182, 192, 194, 195, 204.

CIEP MINISTRO MARCOS FREIRE- RUA JOSE FERNANDES, S/N. SEPETIBA SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 25 SEÇÕES: 478, 479, 480, 490, 491, 492, 493, 494, 495, 496, 573, 574, 575, 608, 615, 634, 693, 716, 734, 743, 795, 809, 827, 843, 853, 856, 872, 887, 889, 891, 893, 897, 899, 901, 905, 909, 912, 913, 917, 922, 923, 926, 932, 934, 952, 954, 958, 961, 965, 971. ZONA 125 SEÇÕES: 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 130, 181, 183, 186, 187, 191. ZONA 240 SEÇÕES: 100, 101, 102, 103, 104, 105.

CIEP ROBERTO MORENA- AV. CESARIO DE MELO, 11485. 3 PONTES. PACIENCIA. SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 241 SEÇÕES: 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 76, 88, 91, 95, 96, 99, 101, 104, 108, 112, 114, 118, 120, 123, 125, 130, 133, 135, 138, 140, 141, 143, 148

E.M GANDHI- RUA MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA- CONJUNTO MANGUARIBA SEÇÃO ELEITORAL CT10 ZONA 246 SEÇÕES: 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 98, 105, 122, 133, 147, 158, 162, 168, 187, 203