quinta-feira, março 21, 2013

Prefeitura abre inscrições para Escola de Hotelaria




A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Rede Windsor de Hotéis, está com inscrições abertas até o dia 1º de abril para os cursos gratuitos da Escola de Hotelaria do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, localizado em São Conrado, na Zona Sul.
Serão oferecidas 150 vagas para pessoas de baixa renda, sendo 30 em cada turma nas categorias de garçom/garçonete, camareira/arrumador, barman/barwoman e capitão porteiro/mensageiro. Durante quatro meses os alunos receberão treinamento técnico em hotelaria, além de aulas de inglês e português ministradas pelo departamento de letras da UFRJ.
Para o vice-prefeito e secretario de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, a meta é formar mais de 700 profissionais nos próximos dois anos, com foco na qualificação de mão-de-obra para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. “Esse é um belo exemplo de como o público e o privado podem trabalhar em parceria”, disse Adilson Pires.
As inscrições podem ser feitas no próprio Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare (Avenida Niemeyer, 776, São Conrado), no 16º andar, sala 1604, das 9h às 17h. Os selecionados receberão material didático, uniforme, lanche e transporte. Mais informações pelos telefones (21) 3111-1071. Para participar é necessário estar cursando ou ter concluído o nível médio e apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.


Contato da coordenadora da Escola de Hotelaria 
Caroline Padilha
Coordenadora administrativa
 Instituto Pertencer
Escola de Hotelaria Windsor
(21) 3111-1071

segunda-feira, março 18, 2013

“Muitas pedras no caminho”


A faixa de areia da PRAIA DE SEPETIBA, que foi ampliada 
continua com muitas pedras no trecho entre as Ruas Ari Chagas e Iate.


Nada mudou na faixa de areia na Praia de Sepetiba, mesmo depois da reunião no dia 18 de Janeiro, que foi provocada pela CORES (Comissão Revitalização de Sepetiba) com a presidente do INEA - Marilene Ramos e o diretor de obras – Iel Jordão, e representando a Odebrecht Marcos Salivares e Gildoberto, que são os gerentes e engenheiros responsáveis pela execução do projeto, quando foi questionada a qualidade da obra e o grande volume de pedras que existe na areia entre as Ruas Ari Chagas e do Iate.
Na ocasião ficou acertado que a empresa iria remover todas as pedras, entulhos, argilas, resíduos de obras e ferragens oriundos da jazida de areia terrestre que foi utilizada e depositada em boa parte do segundo trecho da obra, principalmente no trecho sob variação de maré, o que não aconteceu. Outro compromisso foi do INEA fazer um teste da qualidade da areia depositada na área e apresentar a CORES, que até a data de fechamento desta matéria não havia sido informada pelo órgão.
Esperamos que esta não seja mais uma obra em Sepetiba que fique mal acabada ou incompleta.
Assim como demos divulgação na edição nº 209 (janeiro de 2013), do inicio da manutenção da obra, iremos continuar acompanhando o árduo trabalho dos voluntários da CORES - Comissão Revitalização de Sepetiba, nesta obra e em outras frentes que atuam em prol de melhorias para o bairro.

Todos contra a dengue



Já vistoriou sua casa ?

50ª Festa em Louvor à SÃO JORGE no Largo do Bodegão - SANTA CRUZ


VEM AÍ...
de 12 até 23 de abril
50ª Festa em Louvor à SÃO JORGE no Largo do Bodegão - SANTA CRUZ

A Irmandade de São Jorge em Santa Cruz chega a 50ª festa mais popular da região e a que se tornou a maior festa em louvor a SÃO JORGE.

Ao falar da organização dos 50 anos de festa de São Jorge no Largo do Bodegão, JORGE BABÙ (foto), devoto de São Jorge e autor das Leis que tornaram o dia do santo em feriado na cidade e no estado do Rio de Janeiro, empolgado e emocionado fala das articulações para os shows dos dias de festa, onde terá pagode, forró e funk e a super queima de fogos em homenagem ao santo guerreiro. “Conforme vai se aproximando a Festa de São Jorge eu vou ficando contagiado com a energia boa que sempre temos nos dias de festejos, com muita alegria e total tranquilidade... Chegamos há cinquenta anos de festa e cada vez fazemos melhor em toda a programação... Espero meus irmãos de fé e amigos...”, declarou Babú.

Em homenagem aos poetas



Com a publicação das obras de quatro poetas de nossa região, sendo eles CANARINHO DE SEPETIBA, GENITA C. LEMOS, MILTON JORGE HAUAT e PAULO MENDONÇA, prestamos a nossa homenagem pelo “Dia do Poeta” (14 de março), à todos aqueles que se dedicam a arte da poesia, escrevendo, lendo ou declamando as mais diversas formas desta expressão da vida.
Fazemos esta homenagem por acreditar que temos que dar asas aos nossos pensamentos, que idade não impede a criação da poesia e nem encerra as nossas lembranças e nossas certezas e nem as dúvidas.

Sepetiba

Canarinho de Sepetiba

Sou Sepetiba, sou Rio de Janeiro.
Sou comunidade carente, sou o
Povo brasileiro.
*
Sou mar, sou praia, sou pescador,
Sou sem teto, sem saúde, sem escolas más tenho amor.
*
Sou passageiro no ponto de ônibus esperando condução,
Sou pedreiro atrasado que espera o trem na estação.
*
Sou Tupi-Guarani índio valente dono de tudo isso aqui.
Terra do sapê onde se pescava com flecha antes do homem
branco aparecer.
*
Sou menino sonhador que sonha com o progresso,
sem agredir o meio ambiente, Sepetiba merece respeito eu confesso.
*
Sou antes do Império, quando a família Real aqui chegou.
o caso ficou sério, o Pau-Brasil cantou saudando o homem sério que a terra do índio tomou.


Do livro “Nas Asas do Canarinho”


SOCIEDADE

Milton Jorge Hauat

Meu simples viver
Ora gostoso, ora de amargura
Parte do meu ser:
Normalidade ou loucura?
Ah!!! Nada somos, é o que penso
Umas simples poeiras,
Nesse mundo imenso
De tantas ações traiçoeiras
Do contexto, somos parte
Cheios de princípios, destarte,
De uma envelhecida sociedade
Onde os valores são atingidos,
Homens de bem, incompreendidos ,
Os interesses acima da verdade.


Do livro “Poesia Não Tem Idade”


Poeta

Genita C. Lemos

Dizem que o poeta sonha acordado
Não sou diferente, vivo sonhando que o céu é cor-de-rosa,
A lua é prateada, os raios do sol são dourados.
Sou da vida enamorada
Amei e fui amada
Passará o tempo, passará tudo que mais amei
Não passará a poesia que está no meu sangue
e nas minhas veias.


Do livro “Eternas Lembranças”


CERTEZA

Paulo Mendonça

Se eu fosse o sol,
Aqueceria-te.
Se eu fosse a terra,
Receberia-te.
Se eu fosse a lua,
Iluminaria-Te.
Se eu fosse o mar,
Você poderia banhar-se.
Como sou apenas um homem,
Só posso dedicar-me a te amar.

Novidade na JUNIOR MOTOS



PROMOÇAO DE  SCOOTER  ELETRICA  POR R$ 3.500,00 A VISTA  OU ENT  700,00+24X 280,00 FIXAS.

NAO NECESSITA DE HABILITAÇAO, NEM PLACA  E PODE SER CONDUZIDA POR PESSOAS DE QUALQUER IDADE OU SEXO.

ENTREGAMOS EM ATE 5 DIAS APOS PAGAMENTO.

SCOOTER ELETRICA DA KIN MOTORS NA PROMOÇÃO

SCOOTERS  A GASOLINA PARTIR DE R$ 4.400,00 A VISTA OU FINANCIAMENTO
24X LOSANGO

JUNIOR MOTOS
REVENDA KIN MOTOS EM SANTA CRUZ -
RUA SENADOR CAMARA, nº 247 B.- SANTA CRUZ
TEL 32835271 OU 31566264

COMPRE TAMBÉM PELA INTERNEThttp://www.cinquentinhas.com.br/

NOVA TRANS FM é líder absoluta



Desde de dezembro de 2012 a WebRádio NOVA TRANS FM, http://www.novatransfm.com/ que é especializada em FlashBack, sob a direção do Júnior DJ, se mantém em 1º lugar no estilo musical no Rio de Janeiro e 4º lugar a nível nacional.
Vale destacar que esta conquista é motivo de orgulho para todos nós da região, pois a emissora é feita por DJ’s e comandada pelo Júnior, que é DJ e morador de Santa Cruz.
Quem desejar ver o resultado completo da pesquisa do Rio de Janeiro, podem acessar em http://www.melhoresradios.com.br.
Para você que gosta de curtir um FlashBack ou deseja conhecer a WebRádio NOVA TRANS FM, 24 horas de sucuesso, é só acessar http://www.novatransfm.com e conferir a ótima qualidade da programação.

Ervas Aromáticas e seus benefícios



1.O louro é conhecido por facilitar a digestão e pode ainda ser usado como repelente natural: coloque uma folha de louro nos recipientes do arroz, farinha, feijão, etc., e nunca mais terá aqueles famosos bichos que estragam os alimentos.
2.O tomilho é rico em ferro e cálcio. Esta especiaria é eficaz a melhorar problemas respiratórios e torácicos, como a tosse e a bronquite, mas também é muito eficaz para ajudar a vesícula preguiçosa e problemas de digestão lenta.
3. Salva ou Sálvia esta erva, cujo nome significa saúde, pode ser utilizada para dar ânimo e energia mas também para limpeza dos dentes, remoção do tártaro e dar um hálito agradável. Um banho tônico com um pouco de salva faz revigorar o corpo e a mente. É muito recomendada para quem tem diabetes. Prepare 100 gramas de folhas de sálvia em 1 litro de vinho branco seco. Beba frio e veja os seus níveis de açúcar no sangue baixarem. Além disso, é também muito boa para o sistema cardiovascular.
4.Oregãos possuem propriedades antioxidantes e são aconselhados no combate de inflamações e ajudam ainda no problema de aerofagia (excesso de ar no estômago).
5.O alecrim pode ajudar nas dores musculares, problemas da vesícula, problemas de ossos, dores de cabeça, depressões, problemas digestivos e muito mais. O óleo é conhecido por ajudar na bronquite, sinusite, no cansaço e como estimulante do sistema circulatório.
6.O manjericão, é uma planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.
Ele possui flavonoides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino."
Fonte:Associação de Plantas e Flores

OAB-RJ Santa Cruz



A 30ª Subseção da Ordem dos Advogados OAB-RJ , reelegeu o seu presidente o Dr. Milton Otan.

O resultado foi facilitado pelo tom da campanha que foi dado pela atuação do Dr. Miguel Jacob, que realizou um belo trabalho na elaboração dos materiais e ações utilizadas na disputa.
Aliás em falar na capacidade criativa do Dr. Miguel Jacob, o mesmo tem dado show em cada edição do informativo “O SUSTENTABILISTA”, a serviço da Comissão do Meio Ambiente da 30ª Subseção da OAB-RJ, onde é continua nesta gestão como presidente e recebeu importantes reforços na atuação e entre eles, destaco o Dr. Roberto Carlos, que aderiu a comissão.
Esperamos que cada vez mais a OAB Santa Cruz esteja próximo da sociedade local, fortalecendo a busca de soluções aos muitos problemas que afligem a mesma.

O que aconteceu com o as Instituições e o Movimento Social na região?


Depois do um grande período de intensas mobilizações e realizações, aconteceu uma parada generalizada nas instituições representativas do movimento comunitário, social e empresarial, assim como os conselhos (saúde, segurança e tutelar), de nossa região. Não estou aqui afirmando ou querendo dizer que seus dirigentes e militantes não estejam trabalhando pelo bem comum e nem deixando de cumprir suas atribuições, apenas percebo uma frieza das ações e falta do pulsar público para solucionar os problemas existentes. Será que acabaram as demandas? Será que este silencio é orquestrado? - Não sei!
Entre as ações que vi deixar de existir e muito me preocupa é o ENFRENTE AS DROGAS – Comissão da Rede Local de Enfrentamento ao uso abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas (Paciência – Santa Cruz – Sepetiba), que não conseguiu promover a articulação dos órgãos locais para enfrentar este sério e grave problema do cotidiano e no caso de nossa região, ainda com o crescimento e consolidação de uma cracolândia.
Não existe “receita de bolo” para fazer funcionar estas ferramentas e nem “culpados”, por esta ou aquela ação, mais precisamos repensar da forma que estamos deixando tudo acontecer. Precisamos unir os pontos desta imensa rede.

Oséas Boeir lança novo CD


CHEGOU O CD: “OSÉAS BOIER, 
RESGATADO DO VALE DA SOMBRA DA MORTE E OSÉAS E DELCIA UM CASAMENTO REALIZADO POR DEUS”


Direto do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, tudo registrado em cartório e com selo de garantia. Um trabalho de altíssima qualidade, gravado no estúdio da Rádio Bandeirantes/RJ, com narração do Jornalista João Dourado (Em Memória). Com texto e produção dos Teólogos Oséas e Délcia Boier da CADESC. Temos recebido telefonemas de pessoas que se emocionaram pelo que ouviram. Apoio: Pr. Dr. José P. Teixeira (Pres. da CADESC), Jornal Real Notícias (Paulo Mendonça), Àudio Factory Com. e Repres. Fonográfica, Jornal Alô Comunidade, Rádio Grande Rio-AM/1.560 (Pr. Ronaldo Moraes) e FMs da Zona Oeste.
***Obs: Se você deseja adquirir esse CD estou toda terça na CADESC e domingo na EBD, ou aqui no Bazar Rio-Sul/Rua Bominal, 180/ Santa. Cruz ou pelo (21) 3395.5292. O CD custa apenas 9,99 e Deixa Deus Te Usar!
***O LANÇAMENTO VEM Aí na Congregação do Dumas Pr. Isaac Machado e esposa Lilian, aguardem a data. Filmagem: Vitor Boier.

Comércio e Serviços crescem nas comunidade


Cada vez mais vemos surgir nas comunidades de nossa região novas lojas comerciais e de prestação de serviços, o que representa um desenvolvimento econômico regional, pois na maioria dos casos além do gestor e seus familiares terem o ganho financeiro, acaba gerando oportunidade para gerar facilidade no consumo mais perto de casa e em alguns casos oportunidades de emprego.
Já é comum que o consumidor utilize o mercado próximo a sua casa para as compras, já que a maior parte integra uma pequena rede e sempre tem promoções de produtos, como é o caso do Mercado BOM DIA, que já existe no Novo Camarão, Santa Cruz, há bastante tempo e teve sua loja totalmente reformada na comunidade e tem uma variedade de setores a disposição dos clientes.

“Ministra quer mobilização nacional contra violência de população em situação de rua”


Amigos(as) leitores(as),
Preocupada com a crescente onda de violência contra a população em situação de rua, em diversas regiões do país, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), deflagrou uma mobilização nacional de prevenção e combate à violência contra o segmento. A ideia foi promover uma série de reuniões e audiências públicas, envolvendo agentes de segurança dos estados e municípios, sociedade civil, poder público e organizações sociais relacionadas à temática da população de rua. O pontapé inicial para a mobilização foi dado pela ministra Maria do Rosário, no dia 1º de Março, na Cidade de Porto Alegre(RS). No último dia(25), a capital gaúcha foi palco de um crime brutal contra um homem que dormia nas proximidades do Mercado Público, região central de Porto Alegre. Para tratar deste e de outros casos de maus tratos envolvendo esta parcela da população, a ministra deverá se reunir com diversas autoridades, com o intuito de desenhar e implementar ações que coíbam este tipo de crime. Feliz com a notícia e como havia me comprometido na coluna do mês passado, venho contar a vocês a minha peregrinação pelos órgãos públicos na tentativa de ajudar a uma pessoa “população de rua” que perambula pelo bairro de Paciência-Zona Oeste da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro. Na verdade, de acordo com comerciantes e moradores, há meses e meses a situação desta Cidadã se repete, vira e mexe aparece como do nada, ninguém sabe de onde vem ou para onde “ela” vai. Essa pessoa, agora é conhecida por “Karen” nome citado pela própria pessoa aos mais chegados e a quem tenha alguma simpatia. O que me deixa consternado, é o descaso, a desídia, o desprezo e o desrespeito de alguns funcionários públicos/contratados/nomeados sei lá o que, que estão lotados nos respectivos órgão e que deveriam dedicar-se na busca de soluções para os problemas destas pessoas que estão à margem da sociedade, onde seus direitos são nada, e sua companhia é ninguém. Escrevo em desabafo, como cidadão e pessoa articulada e conhecedora da rede social da região e ainda, das políticas do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS pois, discuti, opinei, contribui, enfim participei ativamente na elaboração e aprovação desta Lei. Assim, passo para conhecimento a agenda de minha peregrinação por ajudar a usuária de rua: Dia 17/12/2012-Ligação para o 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro, protocolo nº RIO 2701982-2, também no dia 17/12/2012-Ligação para o PCRJ/SMAS/CAS-10/Centro de Referência Especializado/CREAS João Manoel(21) 3354-8317 e falei com a Técnica “ vou suprimir o nome”...acerca da situação em que se encontrava a usuária, a mesma anotou os fatos narrados e informou que iría repassar à Diretora, Sra. “vou suprimir o nome”...para providências. Passou o Natal(noite feliz...noite de paz) Ano Novo(hoje é um novo dia, um novo tempo que começou) e...2013 se inicia: Na volta aos trabalhos, a usuária ainda na chuva, vento, frio, sol, suja e pedinte...Dia 15/01/2013 às 15:32 hs, procedi com nova ligação para o CREAS e falei com a Técnica “mesma que havia falado anteriormente-no ano passado(2012)” acerca das providências adotadas ao caso, o que não soube me repassar, pois já havia informado a Direção acerca da situação. Dia 17/01/2013-Liguei novamente para o 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro, protocolo nº RIO 2701982-2, para saber das providências adotadas, falei com o atendente “vou suprimir o nome” informou que o “pedido” havia sido fechado no “sistema” com providências. Solicitei maiores informações acerca das tais “providências” e o citado não soube informar. Na mesma data exigi o encaminhamento do pedido de providências pela própria central RIO 1746 à Ouvidoria da SMAS, sob nº de protocolo RIO 2835736-8. Dia 22/01/2013-Ante as não providências adotadas do órgão competente, procedi contato também, com a central 127 do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro protocolo nº 219944. Passando todas as informações que dispunha sobre a usuária(que eram quase nenhuma) e dos demais contatos com os órgão citados. No dia 22/01/13, a Ouvidoria do MP, encaminha on line ao 3º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis o teor da denúncia c/pedido de providências, que no dia seguinte(24) é novamente encaminhado(on line) ao Promotor com atribuição na 1ª PJ de Família de Santa Cruz, para adoção das medidas que entender cabíveis. Em 30/01/2013, fui novamente acompanhar os procedimentos adotados pelo MP em razão da denúncia proferida por mim, com pedido de providências, tão logo me assustei, quando vi o despacho daquele Promotor de Justiça, respondendo que a “notícia” foi indeferida de plano, por não conter os elementos mínimos capazes de ensejar a instauração de inquérito civil ou procedimento preliminar. Ufa...cansado...(Segue no próximo mês, tem mais...a usuária, ainda está pelas ruas).
Que Deus nos ajude, e me deixe continuar a contar...

Leia os outros artigos de MARCELO MACHADO no Portal do REAL Notícias, página ARTIGOS. 
Link direto: http://www.realnoticias.com.br/artigos_marcelomachado.html