segunda-feira, junho 21, 2010

Valorizando o meio ambiente



O trabalho de plantio elaborado e desenvolvido pelo Sr. Braga, em toda a extensão do Rio Cação Vermelho e na comunidade Três Pontes, teve a visita do vereador Elton Babú e deputado estadual Jorge Babú padrinhos deste trabalho e com satisfação e orgulho apresentaram ao Deputado Pedro Paulo, pela passagem do Dia do Meio Ambiente.

Na ocasião acompanharam a comitiva de JORGE BABÙ E PERO PAULO, o administrador regional Miltinho e a Professora Valéria Rabelo, que gentilmente nos cedeu as fotos desta visita a este importante trabalho de valorização e respeito ao meio ambiente, que é executado pelo Sr. Braga.

Esta é a prova de que a sociedade tem um importante papel na preservação da natureza e é capaz de desenvolver ações positivas que tornem mais saudáveis e aprazíveis o ambiente que vive.

IV ENCONTRO DE TURISMO FAMA



Organizado pelos alunos da turma do 5° período de Turismo da FAMA - Faculdade Machado de Assis e tendo como palestrantes a Sra. Tânia Omena, presidente da ABB-TUR (Associação Brasileira Dos Bacharéis em Turismo) e representante do turismo nacional e de todo seu contexto atual e o Deputado Fernando Gabeira, representante do Poder Legislativo, onde é um militante em defesa da causa do turismo e do reconhecimento da profissão de Turismólogo.

O evento teve o objetivo de integrar o poder público, iniciativa privada, comunidade acadêmica, profissionais direta e indiretamente ligados ao Turismo, local e da Costa Verde. E foi promovido um debate interagindo com todos os presentes, tratando dos mais diversos assuntos ligados ao Turismo, no Brasil,no Rio de Janeiro e no Bairro de Santa Cruz e na região Costa Verde, onde foi abordado suas dificuldades e necessidades.

Com uma organização impecável e a participação de toda a mídia local e representante de entidades e empresas da região, os alunos mostraram uma grande capacidade de organizar e mobilizar. Cumprindo na íntegra alguns dos objetivos da graduação em Turismo, que são: Conhecer a região; Valorizar sua história; Diagnosticar seus problemas; Discutir as soluções e identificar os pontos fortes para a promoção de roteiros dos vários segmentos dentro do turismo.

BUSCANDO SOLUÇÕES PARA A COMUNIDADE


Assim foi a 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA COMUNITÁRIA EM NOVA SEPETIBA mobilizada pelo CENTRO COMUNITÁRIO NOVA SEPETIBA



Na 1ª APC - Audiência Pública Comunitária, realizada no dia 15 maio, na Escola Municipal júlio Cesário de Melo, pelo CENTRO COMUNITÁRIO NOVA SEPETIBA, tendo como temas: TRANSPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO, teve o objetivo de cobrar os direitos garantidos pela constituição, teve o seu foco na comunidade de Nova Sepetiba.

Estiveram presentes 69 moradores, 27 representantes de associações, instituições sociais, mídia e conselhos (Associação de Moradores de Nova Sepetiba, SPDM, Cedaps, TV Tagarela, BEMTV, CODS, Sindsprev - RJ, Casa de Saúde Croácia, CCS-ACSP 27, Real Noticias, Conselho Tutelar 10, Conselho Distrital de Saúde AP 5.III, COMZO, Midia Comunitária, Bloco União de Nova Sepetiba, CEMAS e outras), 12 representações políticas, representando o poder público e serviços enstiveram: Miltinho Babú (Administrador Regional de Santa Cruz) Professora Valéria Rabello (10ª CRE-Coordenadoria Regional de Educação), Ten PM Canito (Chefe de policiamento na área - 27º BPMERJ), Leila Marino (Coordenadora da CAP 5.3, Jorge (Unidade PSF Nova Sepetiba), José Antônio (Coordenadoria AP 5 da SMTR), José Inocêncio (Empresa Transporte Zona Oeste), Milton Mano (representando o Lider do Governo da Câmara, Vereador Adilson Pires) e representantes da Guarda Municipal e Metropolitana IV da Secretaria Estadual de Educação , entre outras presenças.

O evento que foi conduzido pelo Anderson Murilo do CENTRO COMUNITÁRIO NOVA SEPETIBA, teve vasta participação da plenária, que foi prontamente respondida pelos membros da mesa e tirou como propostas para serem implantadas: Linhas de ônibus para o Centro, Zona Norte (Madureira) e Barra da Tijuca com tarifa de R$ 2,35, também com carros de ar condicionado de tarifa A na linhas acima citadas. Trazer a linha S03 (Largo do Aarão X Campo Grande) para Nova Sepetiba, pois beneficiaria os moradores que teriam mais opções e a empresa que teria um fluxo maior de passageiros. Implantar “abrigo” em pontos de ônibus em todo percurso da estrada de Sepetiba, pois não há nenhuma proteção em dias de chuva e forte calor. Fazer o calçamento de toda a estrada de Sepetiba priorizando, a entrada da comunidade onde situa-se a escola Júlio Cesário de Melo e os pontos de ônibus, pois não há distinção entre rua e calçada. Trazer de volta a Guarda Municipal atuando no sinal de trânsito em frente a escola (E.M.J.C.M). Fazer cumprir a lei de gratuidade nos ônibus para os estudante, idosos e deficientes físicos, pois a mesma não se cumpri. Implantar uma UPA no bairro de Sepetiba (preferêncialmente em Nova Sepetiba). Reforma do prédio para o funcionamento da Clínica da Família (PSF) e ampliar o quadro de funcionários capacitados e Agentes Comunitários de Saúde. Ampliar o quadro de funcionários dos Agentes de Endemia e Combate a Dengue e diminuir a burocracia para soluções de problemas encontrado por estes. Implantar os programas EJA/PEJA no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca e na Escola Municipal Júlio Cesário de Melo. Aumentar o corpo docente das duas instituições de ensino citadas anteriormente, pois as mesmas tem sofrido com a falta destes profissionais. Diminuir a burocracia para disponibilização do espaço físico das escolas para execução de projetos (culturais, esportivos e educacionais) em parceria com instituições sociais da comunidade. Desenvolver e executar projetos de reforço escolar nas duas Instituições de Ensino. Implantação de mais duas creches infantis, sendo prioritário uma no setor 3 e 4 da comunidade.

Algumas das questões discutidas também irão beneficiar os moradores de comunidades vizinhas e de Sepetiba.

ENFRENTE AS DROGAS


construindo a rede de enfrentamento ao uso de drogas lícitas e ilícitas em Paciência, Santa Cruz e Sepetiba.



No dia 21 de maio, no auditório e nas salas da FAMA - Faculdade Machado de Assis, os militantes e dirigentes institucionais e de órgãos públicos que compõem o ENFRENTE as drogas - Comissão da Rede Local de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas (Paciência – Santa Cruz – Sepetiba), se reuniram para aprovar o seu regimento interno e realizar a primeira reunião dos grupos de trabalhos para elaboração da teia de ações de enfrentamento a este grave problema.


Os grupos de trabalhos já criados e em ação, são os seguintes: - Acompanhamento da criação da rede de combate ao uso abusivo- Implementação de campanhas de orientação a crianças e jovens - Mapeamento das ações de enfrentamento - Organização de palestras e encontros - Divulgação das ações locais, regionais e municipais.


O ENFRENTE a droga fará no dia 30 de julho o seu 2º Encontro na Cidade das Crianças.
Acompanhe o trabalho do ENFRENTE as drogas: http://enfrente.wordpress.com/

População de Sepetiba é atendida

A SOCEL esta atendendo gratuitamente com cursos e serviços no seu CENTRO SOCIAL

O Centro Social, mantido pela SOCEL – Sociedade Esportiva Liderança dos Portadores de Deficiências, na Estrada do Piai, 5435 Sepetiba (próximo a Rua Justo de Moraes, conhecido como Caminho do Triunfo), telefone 33175474, já está atendendo com cursos gratuitos de cabeleireiro e manicure, as 4ª e 6ª feira, das 9 às 13 horas s e 14 às 18 horas, artesanato: 2ª feira – 8 às 12 horas e atendimento gratuito para a população com corte de cabelo, escova, prancha, hidratação, tintura, henê, manicure e pedicura (nos horários dos cursos de cabeleireiro e manicure), orientação jurídica com o Dr. José Wiliam (quarta-feira, das 16 às 18 horas), assessoria de saúde com Jorge (sexta feira, 10 às 14 horas) e atendimento social (2ª a 6ª feira com a Assistente Social Maria das Graças) e exame de vista uma vez por semana com hora marcada. E já estão sendo organizados novos cursos e atividades.

No atendimento esta a Educadora Social Rosangela e os instrutores dos cursos são Paulo (cabeleireiro), Walesca manicure) e nRita de Cassia (artesanato).

Parabéns a estes bravos guerreiros que estão atendendo a população de Sepetiba.

SANTA CRUZ TERÁ COLÉGIO ESTADUAL

No dia 13 de junho foi o ato de inauguração da pedra fundamental do Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Conjunto Habitacional João XXIII, que oferecerá Ensino Médio regular e cursos nas áreas de administração, vendas, secretariado, logística e qualidade. O projeto surgiu quando a Thyssenkrup CSA, também sediada em Santa Cruz, constatou a carência de escolas de ensino médio na área do entorno onde está instalado seu complexo siderúrgico.

A cerimônia também teve a participação do prefeito Eduardo Paes, da secretária estadual de Educação, Tereza Porto, e da viúva e das filhas de Erich Walter Heine – presidente do conselho de Administração da Thyssenkrupp CSA, uma das vítimas do vôo 447 da Air France, além de representantes da empresa e do Deputado Estadual Jorge Babú e do Gilberto Aragão, presidente da Associação de Moradores e diversas autoridades locais.


Veja todas as fotos em nossa REDE em http://realnoticias.ning.com/

2º Fórum de Agenda 21 de Sepetiba



No dia 29 de maio, mobilizados pela CORES - Comissão de Revitalização de Sepetiba, diversas organizações do bairro de Sepetiba e representantes do poder público, estiveram reunidas no 2º FÓRUM DE AGENDA 21 LOCAL DE SEPETIBA, que foi dinamizado pelo Superintendente de AGENDA 21 no Rio de Janeiro, CALICO (SEA).

Foi feito uma avaliação dos passos dados até agora na construção da agenda, avaliado o diagnostico e soluções que foi elaborado no 1º Fórum e discutido a linha a ser utilizada para aprofundar o mesmo com a pesquisa de campo junto a população de cada sub-bairro e iniciou a discussão para a formação para a secretaria executiva da AGENDA 21 LOCAL DE SEPETIBA, que tem a função de organizar a parte administrativa do fórum permanente de consulta e discussão com a sociedade local e os diversos níveis de governo, apresentando as demandas e as soluções locais identificadas nas discussões e pesquisas elaboradas.


Na ocasião o representante da Marinha do Brasil, Aloísio que é o gerente de implantação da Base Naval na Ilha da Madeira, esteve presente e falou do plano de monitoramento da Baía de Sepetibaa ser executado pela Marinha e que esta discutindo com a SEA- Secretaria Estadual do Ambiente, a fim de evitar novos danos.

Veja todas as fotos em nossa REDE em http://realnoticias.ning.com/

SEPETIBA TERÁ UPA



Preocupado com o atendimento na área de saúde da população de Sepetiba, o prefeito Eduardo Paes anunciou durante a inauguração da Clínica da Família em Santa Cruz, no dia 13 de junho, a instalação da UPA em Sepetiba.

Muito colaborou para este acontecimento o deputado estadual Jorge Babú e o vereador Elton Babú.

CLÍNICAS DA FAMÍLIA já estão sendo inauguradas na região



As Clínicas da Família Lenice Maria Monteiro, Saguassu em Santa Cruz, e Ilzo Motta de Melo, Três Pontes em Paciência, foram inauguradas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes, secretários e autoridades, no domingo, 13 de junho. As novas unidades de saúde vão receber a população para uma assistência personalizada. Os pacientes vão ser atendidos sempre pela mesma equipe de saúde, o que permite que o histórico de cada pessoa fique conhecido.

Os principais serviços oferecidos são consultas, visita domiciliar, atendimento de saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames de laboratório, raios X, ultrassonografia, tratamento e acompanhamento de diabetes e hipertensão e outras doenças. Os horários de atendimento vão ser ampliados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Veja todas as fotos em nossa REDE em http://realnoticias.ning.com/

Prefeito entrega à população da Zona Oeste a Usina de Asfalto modernizada e a Ponte dos Jesuítas restaurada

9 horas - O prefeito Eduardo Paes dá início à retomada das operações da Usina de Asfalto de Santa Cruz, onde foram investidos R$ 300 mil na ampliação e modernização das instalações e na compra de novos equipamentos. Com capacidade para produzir até 50 toneladas de massa asfáltica por hora, a Usina de Santa Cruz tem um custo mais baixo de produção: o processo não utiliza calor e o produto pode ser estocado por vários dias. A massa asfáltica produzida lá é ideal para trabalhos de conservação de pavimento em vias de menor tráfego de veículos.
Local: Rua Álvaro Alberto 165 (antigo 601), Santa Cruz. Paralela à linha férrea, próximo à Estação de Trem de Santa Cruz.

10 horas - Construída em 1752 e há anos degradada por pichações e abandono, a Ponte dos Jesuítas foi recuperada pela Prefeitura do Rio e será devolvida pelo prefeito à população de Santa Cruz. Monumento histórico nacional, foi a primeira obra de engenharia hidráulica da América Latina. A ponte foi inteiramente recuperada por equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Comlurb, Rioluz e CGC, em parceria com a Fundação Parques e Jardins. O trabalho incluiu a limpeza das pichações e do calçamento em pé de moleque, a reforma do entorno da ponte e a recuperação da iluminação.
Local: Estrada do Cortume s/nº, Santa Cruz. Depois da Praça dos Jesuítas e da Estrada do Guandu

Pedra Fundamental da obra de Reabilitação da Praia de SEPETIBA

O Lançamento da Pedra Fundamental da obra de Reabilitação da Praia de Sepetiba, que será realizada na próxima quarta feira, dia 23/06/2010, às 9 horas da manhã, na Praia de Sepetiba. Este evento simboliza o início efetivo da obra tão esperada pela Zona Oeste e em especial por todos nós de Sepetiba.
Teremos a presença do Governador Sérgio Cabral, Prefeito Eduardo Paes, Secretária de Ambiente do Estado Marilene Ramos, administradores da ODEBRECHT e várias outras autoridades.
Na ocasião será explicado como será executada a obra.
Vale destacar o empenho da CORES – Comissão de Revitalização de Sepetiba para a conquista desta obra.
Venha participar e prestigiar este maravilhoso evento.